segunda-feira, 12 de abril de 2010

BATISMO DIGITAL




"Todo Mundo Pode Mais" foi o tema da 10ª edição da Semana da Inclusão Digital promovida pelo CDI - Comitê para a Democratização da Informática. Este ano o Comitê contou com o apoio dos acadêmicos do 1º período do Curso de Letras da Faculdade São Luís de França, que entre os dias 23 e 30 de março foram capacitados para atuar como monitores do projeto. Dentro de um ônibus que serviu como sala de aula ambulante, equipada com 14 computadores conectados à internet, os estudantes deram uma contribuição importante à inclusão digital do cidadão comum. Durante uma semana a sala de aula itinerante esteve nas principais feiras livres do Estado, tornando possível a feirantes, balconistas, estudantes, dentre outros transeuntes, iniciarem-se no mundo da comunicação cibernética. A esta ação a professora Cristiane Morais da FSLF, presidente do CDI em Sergipe, denominou "Batismo Digital". Como parte das atividades da disciplina Tecnologias da Educação,sob a orientação da professora,os acadêmicos tiveram a oportunidade de exercitar conhecimentos técnicos, como também a prática da solidariedade, contribuindo assim para a formação cidadã. De modo exemplar,eles atuaram como agentes da transformação social, estimulando pessoas anônimas a superar desafios e vencer barreiras. Além de Sergipe, outros estados do Brasil foram palco do projeto, que se desenvolve em dez países onde o CDI atua. A campanha já começou na Inglaterra e ajudou o Chile com a implantação de Telecentros Móveis nas regiões atingidas pelo terremoto. Os acadêmicos do 1º período de Letras e a professora Cristiane estão de parabéns. Ações como essa são como uma gota d'água no oceano: parecem insignificantes diante do drama da exclusão social, mas, para os que delas participam e com elas se beneficiam, fazem, verdadeiramente, toda a diferença.

14 comentários:

  1. Soube dessa iniciativa por um jornal local. A faculdade pecou em não popularizar a ação executada por nosso colegas..

    ResponderExcluir
  2. O batismo digital proporcionou aos acadêmicos muita alegria,pois tivemos a oportunidade de ensinar às pessoas como manusear um computador.
    Desenvolvemos um verdadeiro papel de voluntariado e estamos dispostos a outros eventos que esteja ligado à ação social. Atenciosamente Lilhian Núbia.

    ResponderExcluir
  3. O batismo digital foi uma experiência muito boa para nos alunos, pois nos ensinou a ajudar educando,pois é o mais importante!

    ResponderExcluir
  4. Gratificação, emoção e atitude são alguns dos sentimento que espreção o prazer de ajudar ao proximo CDI quando tiver quero ir de novo

    ResponderExcluir
  5. Foi muito bom ver e participar desse evento que proporcionou uma interação com pessoas que nunca tinham tido oportunidade de navegar na internet e de usar o computador. Fiquei muito satisfeito por esse projeto, e por ter feito parte dele.

    ResponderExcluir
  6. Ângela, 4ºLetras
    Vivemos em uma sociedade da aprendizagem. Entretanto, há muitas pessoas com dificuldade para inserir-se ao mundo tecnológico. A faculdade no seu papel de agência mediadora do conhecimento e prática, através do projeto Batismo Digital, proporcionou aos acadêmicos de Letras, levar este conhecimento a muitos espaços em sistema de aprendizagem informal.Parabéns, por ajudarem a transformar a sociedade e aos futuros educadores pela missão cumprida.

    ResponderExcluir
  7. Participar desse evento foi muito gratificante pois pude ver de perto o valor que a tecnologia tem na vida das pessoas,independente da idade.
    Parabenizo a Faculadade São Luis de França por tão grande incentivo tanto dos professores como dos acadêmicos.

    ResponderExcluir
  8. Foi bom participar do batismo digital.

    ResponderExcluir
  9. Foi com muita satisfação e alegria que pude participar de um evento voltado a solidariedade.Evento esse trazendo transformação e conhecimento a vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  10. O batismo digital foi uma importante ferramenta para a inclusão de novas pessoas no mundo digital,e foi com muito prazer que participei desse projeto,onde tive a oportunidade de ver o brilho nos olhos e a emoção daqueles que tiveram seu primeiro contato com o computador.parabéns a todos que participaram desse evento!!!

    ResponderExcluir
  11. Quando fui convidada a participar deste evento fiquei apavorada pois não sabia nem criar um e-mail, ao chegar em casa treinei o máximo possível e com o encorajamento da professora Cristiane consegui.Trabalhei com crianças especiais e a felicidade que senti é indescritível ao ver o sorriso das crianças e de seus pais.Além disso, criei e-mails para duas jovens. A bíblia diz em atos 20:35 `Há mais felicidade em dar do que há em receber`. Obrigada Cristiane e Magna, parabéns o batísmo digital foi um sucesso. Faço questão de participar em outros eventos. Valdilene Almeida Menêzes.

    ResponderExcluir
  12. foi um prazer poder estar ajudando as pessoas a aprender um pouco a utilizar o computador, podendo então ficar super informados sobre a tecnologia.

    ResponderExcluir
  13. ORGULHO E SATISFAÇÃO é o que sinto por ter participado deste projeto que levou alegria e realizou sonho de pessoas que nunca tiveram acesso a um computador e a internet, foi maravilhosa a recepção que recebemos ao levar essa oportunidade.
    Estão de parabéns o CDI e os alunos do 1º período de letras da Faculdade São Luís de França pelo sucesso deste BATISMO DIGITAL.

    ResponderExcluir

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.