segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Ciclo Literatura Comentada


APRESENTAÇÃO


É indispensável para os estudantes de graduação em Letras o conhecimento específico sobre noções de análise literária, assim como o conhecimento literário a partir de leituras de obras literárias consideradas obrigatórias para a formação acadêmica. Nesse sentido, o “I Ciclo Literatura Comentada” irá proporcionar aos estudantes do curso de Letras, e demais interessados, uma leitura orientada e comentada de obras literárias consideradas indispensáveis.
O Ciclo será aberto ao público interno e externo. No primeiro encontro serão expostas e explicadas algumas noções de estruturas narrativas, e instruções gerais para a construção de futuras análises. Durante os encontros serão apresentados análises de obras literárias produzidas pelos participantes a partir de leituras das obras. Ao final do Ciclo, cada aluno participante deverá apresentar no mínimo uma análise de uma das obras lidas durante o período de realização do Ciclo, a escolha da obra para a análise fica a critério do aluno. Essas análises apresentadas serão avaliadas por uma comissão científica composta por professores da área de Literatura, que irão escolher algumas para serem publicadas em ANAIS que será disponibilizado no site da Faculdade São Luís de França.

OBJETIVOS


I. OBJETIVOS GERAIS:
o Desenvolver leituras/análises/comentários acerca de obras literárias consideradas como “Leituras obrigatórias” para os graduandos em Letras.


II. OBJETIVOS ESPECIFICOS:
o Apresentar algumas noções de estruturas da narrativa para que seja possível a realização de análise literária;
o Estipular prazo para leitura de obras elencadas para o Ciclo, priorizando aquelas consideradas obrigatórias, as quais serão comentadas, discutidas e analisadas durante o Ciclo;
o Expor vídeos biográficos, a fim de proporcionar o conhecimento acerca do contexto histórico de escritores e suas respectivas obras;
o Apresentar análises das obras escolhidas para leitura;
o Demonstrar através da prática como realizar análises de narrativa.

METODOLOGIA

o Leituras: será estipulado um prazo para a leitura das obras sugeridas. Serão disponibilizadas no primeiro dia algumas orientações para as leituras e análises das obras que serão trabalhadas durante o Ciclo.

o Apresentação de vídeos biográficos (sobre escritores e as suas respectivas obras): serão apresentados vídeos biográficos – históricos acerca dos escritores e as obras lidas e comentadas, assim como o contexto histórico que influenciou diretamente e indiretamente na produção literária.

o Análises: em todos os encontros será apresentada (em slides)uma análise da obra que foi estipulada para a leitura, também serão observadas as análises feitas por outros estudantes. As análises produzidas serão apresentadas em comunicações orais ou banners.

o Comentários:os comentários acerca das obras serão feitos de forma dialogada entre Professores convidados, monitores e os estudantes.

COMISSÕES

COMISSÃO CIENTÍFICA

Profa. Dra. Vilma Mota Quintela
Profa. Msc. Sara Rogéria Barbosa
Prof. Msc. Escobar Menezes

COMISSÃO ORGANIZADORA

Ariosvaldo Leal de Jesus
Ellen dos SsantosOliveira
LayanneThays dos Santos
Lívia Aquino dos Santos
Luiz Carlos Nascimento da Hora
Rayane de Sales Pereira


INSCRIÇÕES

DATA PARA INSCRIÇÃO:

A partir do dia 01/01/2012


TAXA DE INSCRIÇÃO:
Público interno: R$10,00
Público Externo: R$ 20,00


ETAPAS PARA INSCRIÇÃO:

1º)Para baixar a ficha de inscrição click Aqui

2º)Após baixar a ficha de incrição, deverá preenchê-la corretamente com seus dados.

3º)Realizar o pagamento através de depósito identificado.

Dados para o depósito bancário identificado:

Ellen dos Santos Oliveira
Agência:011
Cc: 01040249-3
BANESE

4º)Enviar a ficha de inscrição preenchida com o comprovante de depósito para o e-mail: cicloliteraturacomentada@hotmail.com


5°)Após efetuar o pagamento e enviar a ficha de inscrição e o comprovante de depósito, aguardar a confirmação no e-mail.

4 comentários:

  1. oi galerinha, só o (clayton do primeiro período de letras). To adorando o ciclo de literatura, a palestra que a professora vilma deu no primeiro dia foi dez, sem conta no curso em geral.

    vlw.....

    ResponderExcluir
  2. OLÁ!Boa noite!venho parabenizar todos os responsavéis pelo ciclo de Literatura,por essa INICIATIVA MARAVILHOSA!
    De enriquecer informações no decorrer da nossa vida acadêmica.

    ResponderExcluir
  3. venham conferir,o ciclo que e muito importante,para todos que fazem parte dos cursos d letras e pedagogia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sou Marlene do 6ºPeríodo de letras, Gostei muito de participar do I Seminário de Literatura comentada com a nossa Mestre Profa. Vilma. O Seminários contém objetivos claros e linguagem fácil e acessível, Análises de Obras literárias e principalmente a merecida homenagem à Professora Fabília que tanto nos proporcionou informações literárias e imenso conhecimentos.

    ResponderExcluir

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.