quarta-feira, 14 de abril de 2010

APRESENTAÇÃO DO CURSO DE LETRAS

O Projeto Pedagógico com enfoque holístico que fundamenta o Curso de Letras da Faculdade São Luís de França funciona como uma bússola, com a qual se torna possível percorrer uma rota segura no sentido da formação integral do futuro professor. Os barcos que ela orienta são o “fazer”, o “conhecer”, o “conviver” e o “ser”, os quatro pilares da educação, propostos pela UNESCO. Os passageiros desses barcos são os indivíduos em formação. A grande façanha dos seus guias-educadores é tornar possível o trânsito do formando de barco em barco até ele chegar ao seu destino, que não é o fim, mas o ponto de partida para novas jornadas. O “como fazer” esse trânsito dependerá do educador que conduz o barco, tendo como suporte a estrutura educacional da instituição.

Partimos do pressuposto de que para a realização de um modelo diferenciado de ensino é fundamental o envolvimento de profissionais comprometidos com a causa da educação e preparados para atuar humanamente, tendo em vista a formação integral do cidadão. No mercado, é possível encontrar profissionais com um currículo invejável, experts em suas áreas de atuação, mas analfabetos quando se trata de lidar com pessoas. Decerto, não é esse o profissional que procuramos. Acreditamos e investimos em pessoas competentes e capazes de conduzir uma prática educativa dialógica, que tem como princípio a integração das diferenças, realizada com base no respeito pelas individualidades. Isto é, acreditamos em uma ação docente capaz de incluir, respeitando e valorizando as particularidades de cada um. Para isso, trabalhamos continuamente em busca do alinhamento das competências, dos conhecimentos e das habilidades do nosso corpo docente, sendo esta a garantia de navegarmos lucidamente, na esperança de conduzir nossos acadêmicos a uma posição segura e responsável no campo da educação.

O Curso de Letras da Faculdade São Luís de França foi autorizado por meio da Portaria do MEC n.º 394, de 28 de maio de 2008, publicada no Diário Oficial da União de 29/5/2008. Suas aulas iniciaram-se nesse mesmo ano sob a coordenação da professora Ma. Fabília Carvalho. Atualmente, assume a coordenação do curso a professora Drª Vilma Mota Quintela que integra o corpo docente da casa desde 2009.


Núcleo Docente Estruturante do Curso - NDE

21 comentários:

  1. amo a faculdade são luis de frança,os professores são competentes, gosto muito dos projetos como o café cultural organizado pelo professor marcos vinicios,sou feliz por ser uma acadêmica da faculdade são luis de frança,beijos à todos que fazem parte da família são luis de frança.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a materia sobre a apresentação do curso e seus objetivos.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa materia sobre a apresentação do cursos e seus objetivos.

    ResponderExcluir
  4. Fazer Letras e tudo de bom.Está neste barco repleto de colegas maravilhosos e professores competentes é espetacular.Espero conseguir chegar ao fim dessa fantástica viagem e concluir a minha meta, tornando-me uma exelente profissional da educação. '
    LÊDA MARIA 1ºPERÍODO LETRAS.

    ResponderExcluir
  5. A MINHA TURMA FICARÁ MARCADA NA FACULDADE...III PERÍODO!!!A GENTE ABALA AS ESTRUTURAS!!!KKKKKK

    ResponderExcluir
  6. Este artigo traz a público o verdadeiro objetivo da FSLF. Sim, o Curso de Letras é autorizado pelo MEC, mas não apenas por ele...Este Curso está autorizado pela coragem dos seus fundadores, dos seus administradores, pela capacidade e competência dos seus professores e pelo engajamento de seus alunos que acreditam numa mudança de vida através da boa formação acadêmica que o Curso de Letras e a FSLF nos dá.

    ResponderExcluir
  7. é muito interessante esse blog, pois além de apresentar a faculdade e o curso para os acadêmicos, estimula a busca pelo conhecimento

    ResponderExcluir
  8. o curso de letras da faculdade são luís faz parte de uma nova etapa,de transformação e plenitude desta instituição.Todos que formam este grupo tem um único intuito ser a diferença e assim através de novas ideologias que deixamos a nossa marca impressa dentro daqueles que
    participam ou conhecem este curso.fazer letras carpe diem

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante esse blog. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Falando em Educação.
    Hoje em dia, o que significa ler com competência.
    Quando o objetivo é aprender, isso significa, em
    Primeiro lugar, ler para poder se guiar num mundo
    Em que há tanta informação que às vezes não
    sabemos nem por onde começar.
    Em segundo lugar, significa não ficar apenas no
    Que dizem para transformarmos nosso próprio con-
    hecimento.

    Carmelia Meneses
    4º Periodo de Letras

    ResponderExcluir
  11. A excelencia é o topo:seja o melhor
    abraços para todos que faz parte da Faculdade
    Sao Luis de França.

    ResponderExcluir
  12. A turma de letras do III período, com certeza será marcante na trajetória da faculdade.Esta materia relacionada ao curso será de grande proveito para os acadêmicos para o conhecimento do que seja o curso de letras.

    ResponderExcluir
  13. Está ótima essa matéria sobre o curso de letras sou acadêmica e me sinto lisonjeada por fazer parte dessa família BJS!!!

    Aline Carolina Mota

    ResponderExcluir
  14. Fazer Letras é fantástico,é uma nova descoberta,cheia de projetos maravilhosos.
    A minha turma é grandiosa em harmonia e sintonia.Estamos juntos nessa batalha onde queremos chegar ao fim, transformando-se em profissionais competentes.

    ResponderExcluir
  15. Fazer Letras é fantástico,é uma nova descoberta,cheia de projetos maravilhosos.
    A minha turma é grandiosa em harmonia e sintonia.Estamos juntos nessa batalha onde queremos chegar ao fim, transformando-se em profissionais competentes.

    ResponderExcluir
  16. A turma do 3º Período de Letras ficará marcada na Faculdade São Luís esse blog nós trará muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. Esta matéria sobre o curso de Letras foi muito bem colocada, posto que estamos neste curso e devemos saber o compromisso e o cuidado que a faculdade São Luís teve ao ofertá-lo. Desde já espero que estes academicos façam valer esta batalha que enfrentamos e que tenham orgulho de dizerem que fazem letras e que desvendam o mundo.

    ResponderExcluir
  18. Quando mim perguntam sobre como é a Faculdade São Luís eu a descrevo com uma só palavra: família,esta foi a impressão que senti quando a jovem Cristiane (atendente da secretaria) atendeu-me, relato para ás pessoas que somos tratados com amor e respeito.Os professores nos tratam não apenas como acadêmicos mas como filhos, eles desejam sinceramente nos ensinar e com paciência e perseverança conseguem atingir este objetivo. E a Cristiane? sinceramrnte procurei palavras para descrevê-la mas não as encontrei, e agora o que fazer? enquanto não inventam outra palavra que reflita todas as suas qualidades, usarei a palavra que mais se aproxima dela : MÃE,será que estou exagerando? se voce pensa que sim então sugiro que faça uma pesquisa com todos os acadêmicos, e verá que tenho razão, mas se mesmo assim voce não concordar comigo só resta fazer uma coisa: lamentar e ao mesmo tempo respeitar a sua opinião.Quando penso que, em apenas dois anos e alguns meses concluirei meu curso de letras a tristeza toma conta de mim. Obrigada família São Luís por tanto amor carinho e aprendizagem. Valdilene Almeida Menêzes.

    ResponderExcluir
  19. O curso de letras é fantastíco,seus projetos são práticos , inovadores e visam a nossa aprendizagem. Cada aula é uma viagem diferente, desvendamos mistérios do conhecimento que nos tornarão peritos não só na arte do saber, mas também no fazer.Os projetos nos ajudam a encarar os demais acadêmicos como amigos e parceiros de viagem, sem eles é impossível o sucesso de projetos como o café cultural. E a turma de letras é demais, até pareçe que nos conheçemos a muito tempo, somos um por todos e todos por um. Obrigada amigos por tanta disposição, amor, respeito, e compromisso com a aprendizagem, um abraço. Valdilene Almeida Menêzes.

    ResponderExcluir
  20. É muito gratificante estudar em uma instituição que proporsiona conforto aos acadêmicos. Gostaria de parabenizar todos os funcionários pela competência e comprometimento que só vocês sabem transmitir para nós, acadêmicos. Continue assim, Faculdade São Luís de França, Com certeza só iremos crescer,pois somos uma família e estamos caminhando de mãos dadas rumo ao triunfo. Obrigada a todos que compõem essa família maravilhosa! Atenciosamente Lilhian.

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante o blog e como e mostrado a apresentaçao do curso de letras.

    ResponderExcluir

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.