terça-feira, 14 de dezembro de 2010

IV SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS EM REVISTA



Por Ellen dos Santos Oliveira
(Acadêmica do Curso de Letas da FSLF)





Aconteceu, entre os dias 22 a 26 de Novembro de 2010, a IV Semana Acadêmica do Curso de Letras, que teve como objetivo enriquecer a formação do corpo discente, como também a sua inserção crítica no universo de discussões teóricas e práticas referentes ao curso. Este semestre, além de palestras com professores da casa e convidados, tivemos, como parte da programação, a apresentação de trabalhos científicos de estudantes da área de Letras inscritos na III Mostra de Iniciação Científica. Evento anual, a Mostra de Iniciação Científica da FSLF tem como objetivo a socialização de conhecimentos acadêmico-científicos, bem como o incentivo da pesquisa e a articulação desta com o ensino e a extensão. A Semana foi uma organização do Curso de Letras em parceria com o Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX) da FSLF, e foi aberto ao público acadêmico interno e externo.

Nos dias 22 e 23 (segunda e terça-feira), os presentes contaram com sessões de palestras ministradas pelos professores: José Costa (FSLF), que abriu a semana apresentando um breve histórico da Literatura Sergipana; Álvaro César Pereira (FSLF), que falou sobre os resultados de sua pesquisa de mestrado sobre a história do ensino da língua portuguesa; Georgia Poderoso (FSLF), especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras); e José Raimundo Galvão(UFS), que apresentou um estudo comparativo entre a literatura clássica e o texto bíblico.

No dia 24 (quarta-feira), tiveram vez os acadêmicos internos e externos que apresentaram comunicações orais e exibiram pôsteres, expondo os resultados de trabalhos realizados no decorrer do curso.

No dia 25 (quinta-feira), os inscritos participaram das oficinas pedagógicas ministradas, respectivamente, pelos acadêmicos Suzy Dayse Vasconcelos, monitora da disciplina Teoria Literária, que desenvolveu atividades sobre os estilos de época da Literatura Brasileira; e Almiro Rodrigues, Laydiane Ribeiro, Tereza Cristina e Viviany Almeida que se propuseram a transmitir aos colegas instruções sobre como preparar slides para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

Finalmente, o dia 26 (sexta-feira) foi destinado à recepção e posse da primeira equipe gestora do Centro Acadêmico do Curso de Letras (CAL). Para a ocasião, a equipe organizou um sarau poético em homenagem ao poeta Vinicius de Moraes, que dá nome ao centro estudantil recém criado. A escolha do nome do poeta - promovido, este ano, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, ao cargo de ministro de primeira classe - para batizar o centro é um sinal do reconhecimento, por parte dos acadêmicos, de sua importância para a literatura e para a cultura brasileira, bem como uma forma de lembrar os 30 anos da sua morte, ocorrida em 1980. A cerimônia contou também com discurso do presidente do CAL, o acadêmico Ariosvaldo (Ari) Leal, que enfatizou o comprometimento da equipe com os estudantes do curso. A IV Semana Acadêmica do curso de Letras foi encerrada com a apresentação de um vídeo documentário sobre Vinícius de Moraes, realizado pela acadêmica Ellen dos Santos Oliveira, seguida de um coquetel de confraternização. As imagens a seguir registram alguns dos melhores momentos da Semana. Vale a pena conferir!




O professor José Costa abre a Semana com palestra sobre literatura sergipana.



A primeira equipe gestora do CAL em foto oficial.





A monitora de Teoria Literária, Suzy Dayse Vasconcelos,que levou uma grande audiência à oficina de Literatura, por ela ministrada.


Acadêmicos participam da oficina de power-point, ministrada por Almiro, teresa, Laydiane e Viviany, do 4º período do Curso de Letras.




A apresentação de pôsteres, no quadro da III Mostra Científica da FSLF foi um dos pontos altos da Semana.











Tributo a Vinícius de Moraes









O presidente do Centro Acadêmico de Letras da FSLF emociona a platéia com um discurso sincero e comprometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Cadastre seu e-mail para receber informações

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.