domingo, 7 de agosto de 2011

Representação Acadêmica do curso de Letras da FSLF no 32°ENEL

Entre os dias 17 e 23 de julho de 2011 foi realizado o 32° ENEL, Encontro Nacional dos Estudantes de Letras, e teve como tema “Tradições e rupturas: contemporaneidades, trabalho e diversidade”. O evento foi sediado pela UFG – Universidade Federal de Goiás, e contou com a presença de estudantes de diversos estados do Brasil. Na ocasião foram discutidos diversas temáticas envolvendo a formação acadêmica. Com atividades diversificadas, com uma programação equilibrada com abordagens científicas, políticas e culturais.

A abertura inicial do Evento, teve uma conferência com o renomado professor e linguísta brasileiro José Luis Fiorin, que também é um dos maires especialista brasileiro em pragmática, semiótica e análise do discurso, e ainda autor de centenas publicações nessa área. Pra ver a biografia completa click AQUI


Fiorin feliz ao ser fotografado ao lado dos acadêmicos Ari e Ellen, militantes do CALVM da FSLF

Esse ano o encontro Nacional apresentou o I Seminário Nacional de Libras, com o objetivo de discultir a formação do curso de Graduação de Letras Libras presencial, que aqui no Brasil, o curso só existe em dois estados: Santa Catarina, na UFSC; e em Goiânias, na UFG. O seminário também foi uma oportunidade de divulgação da comunidade, identidade e cultura surda. A mesa de abertura do seminário foi composta por Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo, Doutor em Linguística aplicada pela UFMG, e professor da Faculdade de Letras da UFG, e pela pesquisadora Liona Paulus, mestranda em ciências da mídia e folologia da língua portuguesa, e coordenadora do curso de Letras Libras da UFG, ela abriu o seminário com o tema: Ensino de Línguas estrangeiras para surdos.

Os acadêmicos com Prof. Dr. Francisco José Quaresma de Figueiredo

Foto dos acadêmicos com a pesquisadora Liona Paulus

Os acadêmicos Ari Leal, Ellen Oliveira, Luiz Carlos e Everton Alves do curso de Letras da Faculdade São Luís de França (FSLF) estiveram presentes, sendo que os três primeiros, militantes do Centro Acadêmico de Letras Vinícius de Moraes (CALVM), foram eleitos com 100% dos votos aos cargos de executivos estaduais da ExNEL – Executiva Nacional dos Estudantes de Letras.

No decorrer do encontro houveram importantes palestras, oficinas e mini cursos, e os Acadêmicos do curso de Letras da (FSLF) que estiveram presentes no encontro foram bem participativos e assiduos nos eventos. Confiram abaixo alguns momentos registrados.





Participação ativa em palestras, mini cursos e oficinas





Participando ativamente do Seminário de libras, que contou com uma excelente equipe de intérpretes.





O CALVM, destacando-se em plenárias políticas e movimento estudantil ao se elegerem aos cargos de Execultivos estaduais de Sergipe, da ExNEL.

O encontro foi muito produtivo, além de organizado.O CALVM parabeniza a todos que integraram a comissão organizadora do encontro, e agradece pela calorosa receptividade e pela atenção especial à delegação de Sergipe.


Desde já aguardamos ansiosos o próximo encontro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.