quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Encontros de Literatura 2011 (evento gratuito)


Pela primeira vez em Aracaju, discute-se literatura, livro e leitura num mesmo momento e lugar

Encontros de Literatura 2011 é o evento que acontece de 30.11 a 02.12.11, no Centro de Convenções de Sergipe, e visa debater temas fundamentais para a área da literatura, livro e leitura, a exemplo da situação atual do mercado livreiro, imprensa alternativa, jornalismo cultural, cordel e cibercultura e cases de sucesso, a exemplo do projeto realizado no complexo de favelas do Alemão (RJ). A abertura acontecerá às 19h do dia 30.11.11, com palestra do escritor e jornalista Xico Sá, da TV Cultura e canal GNT, e presença da Secretária de Cultura Eloisa Galdino.

Serão trazidos ainda como convidados a jornalista Raquel Cozer da Folha de SP, Otávio Junior (mais conhecido como O Livreiro do Alemão), a especialista em Cordel e Novas Mídias, Maria Alice Amorim, os escritores Amaral Cavalcante, Ilma Fontes e Thiago Fragata, os professores Terezinha Oliva, Jorge Carvalho, Péricles Morais e Ricardo Nascimento, os jornalistas Jozailto Lima, Suyene Correia e Rian Santos, as bibliotecárias Gildevania Ferreira e Maria Sonia Santos Carvalho, o blogueiro André Teixeira, entre outros.

Nas manhãs dos dias 01 e 02.12, acontecerão duas oficinas de discussão e elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB), com a presença de Roberto Azoubel do MinC Nordeste, de Mileide Flores do colegiado setorial do livro, leitura e literatura no Conselho Nacional de Cultura e representante da Biblioteca Nacional.

Não é necessário fazer inscrição prévia e os alunos receberão certificado de participação com carga horária de 15 horas de atividades complementares. O credenciamento será a partir das 18 horas do dia 30.11.11, no hall de entrada do Centro de Convenções de Sergipe. Estão sendo convidados alunos de todas as instituições de ensino superior, principalmente dos cursos de letras, comunicação social, pedagogia e biblioteconomia.

O Encontros de Literatura 2011 é imprescindível para que se avance nas políticas setoriais de literatura, livro e leitura, por criar um espaço público de diálogo e amadurecimento de questões atuais da agenda local e nacional das cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro.

A retomada do processo de elaboração do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB) é necessária para que o estado de Sergipe participe de modo mais efetivo das atividades e compromissos assumidos em todas as esferas governamentais com o setor, garantindo ao estado a possibilidade de acesso a recursos públicos federais para a realização de eventos literários e ações de fomento à leitura.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e do Fórum Permanente de Literatura, Livro e Leitura de Sergipe, com curadoria do escritor Marcilio Medeiros, e apoio da Tortelli, Sedetec, Sebrae, Segrase, Impacto e BNB.

Veja mais atualizações: http://encontrosdeliteratura.blogspot.com/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.