terça-feira, 24 de agosto de 2010

31° ENEL

31° ENEL (Encontro Nacional dos Estudantes de Letras):
Língua, Memória e Cultura: as raízes no presente
Por Ellen dos Santos Oliveira
(Acadêmica do 2º Período de Letras da FSLF)

Aconteceu em João Pessoa, na UFPB, entre os dias 10 a 17 de Julho de 2010, o 31º Encontro Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL), que trouxe como tema: "Língua, Memória e Cultura: as raízes no presente". Nesse encontro, tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão acerca da formação profissional adquirida na academia, tendo sido enriquecedor o aprendizado que obtivemos nos demais espaços de convivência social, onde discutimos como o educador flutua por entre o passado, o presente e o futuro.
Os acadêmicos do curso de Letras da Faculdade São Luiz de França Valdilene, Edjane, Ari, Ellen, Eloísa, Jonatas, Carlos e Marivaldo estiveram presentes nesse encontro marcante do qual participaram estudantes de todo o Brasil.
O tema abordado durante o evento nos levou à discussão sobre como somos influenciados por nossos costumes e atos, sobre como nossas culturas e nossa língua carregam a memória de nossos antepassados. Essa mistura deu origem a nosso folclore, a nossa cultura e a nossa tradição.
Os minicursos, oficinas e Gds foram fundamentais para engrandecer o nível de conhecimento acadêmico e cultural dos participantes.
No decorrer do evento, foi apresentada a história política da ExNel (Executiva Nacional dos Estudantes de Letras), a memória das lutas envolvendo mulheres e homens fortes que participaram ativamente da formação desse país. Além disso, podemos ainda desfrutar as belezas naturais e a hospitalidade típica do paraibano.
Foi uma experiência inesquecível para a vida de cada acadêmico que esteve presente neste evento, em que estudantes de todo território nacional trocaram experiências e opiniões , proporcionando, o 31º ENEL, o encontro heterogêneo entre linguagens, memórias e cultura.

Vejam, abaixo, uma pequena memória fotográfica da participação dos acadêmicos do Curso de Letras da FSLF, no 31º ENEL







2 comentários:

  1. Enel 2010 inesquecível, obrigado á todos os meus amigos pela agradável companhia, por representarem também á FSLF e o estado de Sergipe, só quem estava lá sabe a emoção e a experiência incrível que foi participar desse encontro.
    Que venha 2011...Góias!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o nosso primeiro encontro como Acadêmicos, e acredito que virão outros... temos a certeza, que estaremos juntos nestes próximos encontros para o nosso conhecimento intelecto, e traremos mais e mais novidades sobre a Vida Acadêmica. Portanto não deixem de participar, enforcem-se o máximo que puderem, mas enriqueçam o seu mundo estudantil.
    Um grande abraço para os meus amigos acadêmicos, e beijos a todos!
    Atenciosamente,
    Carlos/Letras - 2º Período

    ResponderExcluir

Fazendo Letras

Este espaço virtual conta com a contribução de professores e acadêmicos do Curso de Letras da FSLF. Contudo, dispostos a prestar um bom serviço para toda a comunidade ligada ao nosso curso, acolheremos as contribuições externas como muito boas vindas. Enviem suas matérias, divulguem seus projetos, trabalhos, pesquisas, análises e comentários sobre obras literárias, informações sobre estágios e concursos e tudo que possa ser compartilhado entre acadêmicos e profissionais do Curso de Letras. Aguardamos material. Um abraço.

Sobre os Direitos Autorais

Em obediência à Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais), qualquer informação deste BLOG poderá ser reproduzida desde que citada a fonte. Quem assim não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com o artigo 184 do CÓDIGO DE PROCESSO PENAL em vigência.